HUNA é um termo utilizado desde tempos remotos pelos nativos do Havaí para significar "segredo" ou "conhecimento secreto". Expressa assim uma filosofia de vida cujo objetivo não era manter um conhecimento oculto aos demais, mas realmente compreender as interações com o lado invisível ou oculto de todas as coisas e fazer bom uso disso. Assim, um significado mais abrangente de HUNA é "conhecimento dos segredos da Vida".

Este conhecimento antigo não ficou restrito aos povos das ilhas polinésias e assim, ao longo das últimas décadas, por meio de vários autores, veio a ultrapassar fronteiras passando a influenciar de forma significativa o pensamento geral da Humanidade. Tal influência pode ser facilmente percebida já no conteúdo dos primeiros livros de auto-ajuda editados, quando estes ainda nem recebiam esta denominação.

Evidentemente, tais conhecimentos sobre as coisas ocultas da Vida, e o seu bom uso, chegaram à Humanidade também por diversos outros caminhos, o mais conhecido deles certamente através das palavras de extrema profundidade dos Evangelhos de Jesus Cristo.


  As proposições do chamado conhecimento HUNA destacam-se pelo seu caráter eminentemente prático, visto terem emanado de povos que viviam em simplicidade, alegria e ingenuidade, em estreita relação com a Natureza e os seus seres. Assimilavam assim os conhecimentos mais profundos de forma puramente intuitiva, sem complicações nem necessidade de detalhamentos intelectivos.

Apesar de muito deste núcleo dos conhecimentos originais antigos ter se perdido ao longo de vários períodos de perseguições e dominações, o que restou ou o que foi conseguido ser resgatado, ainda que um tanto desfigurado, dá mostras suficientes do admirável grau de profundidade de conhecimentos alcançado.


  Assim, dependendo do caminho individual de pesquisa de cada um, poderá ser útil e interessante dedicar algum tempo ao estudo comparado e prática destes ensinamentos remanescentes da filosofia HUNA.

Para isso podem ser acessados principalmente os seguintes sites:

Escrito O Espírito de Aloha, por Serge Kahili King.

À página principal




        





© Copyright 2004-